domingo, 31 de agosto de 2008

PLANO DE AULA SOBRE INCLUSÃO

ESCOLA MONSENHOR JOÃO PIRES
BELÉM DO SÃO FRANCISCO – PE

2º MÓDULO – ATIVIDADE 2
Proposta de Trabalho realizada pela Educadora Irene
Alves

Parte 1
Imagine que você tem que preparar uma aula com o uso de blogs.


01-Qual tema será abordado? Para qual nível? Sobre que área ou disciplina?
Tema: O Respeito às diversidades
Nível: Ensino Fundamental II (5ª a 8ª)
Área : Língua Portuguesa


02-Que tipo de edublog será?
Um Blog Colaborativo
(As atividades serão vivenciadas com todos os alunos do Ensino Fundamental II)

03-Que tipo de atividades/ oportunidades de aprendizagens serão disponibilizadas neste edublog?
-As alunos irão expor os resultados de suas pesquisas e as suas produções, no decorrer das atividades propostas pelo professor.
-Produções escritas produzidas? Resenha de filme, texto de opinião, textos informativos (seguidos de gráficos, tabelas), entrevistas...
-Os alunos farão comentários (no Blog) sobre a temática abordada.


04-Por que o blog pode enriquecer a proposta pedagógica?

O Blog enriquece a proposta pedagógica porque o professor oferece uma oportunidade para o aluno produzir para um leitor real.Por isso o aluno terá a preocupação em organizar melhor suas idéias. Além disso, no Blog há a presença de várias vozes. O aluno aprende interagindo com o outro. A construção do conhecimento se dá de forma coletiva e, além disso, o aluno desenvolve a sua argumentação, a competência lingüística .

05-Use as respostas como roteiro para fazer um texto explicativo de como será seu plano de uso do blog.

Como a nossa sociedade é aversa à diferença e adepta aos rótulos, pensamos em desenvolver uma atividade em que o aluno tivesse a oportunidade de refletir sobre o diferente, o valor do diferente. Presenciamos diariamente cenas de exclusão, a mídia estipula o modelo de beleza, e,nós, acatamos essas idéias sem nem sequer analisar a intenção dos discursos da mídia e questionar a quem esses discursos, de fato, interessam. O respeito à diferença é uma maneira inteligente de aprender a conviver em harmonia com o próximo, valorizando todas as suas potencialidades. Quando se rotula alguém, estigmatiza, tiramos a oportunidade de conhecer verdadeiramente essa pessoa.


OBS.: Na verdade esse projeto valoriza a interdisciplinaridade. Um professor de língua portuguesa pode solicitar a colaboração dos colegas das diversas áreas de conhecimento (ciências naturais e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias).

O USO DO BLOG COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA


PROJETO

TEMA DO PROJETO: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

SÉRIES: 5ª A 8ª

OBJETIVOS

-Estimular comportamentos solidários entre a comunidade escolar
-Sensibilizar toda comunidade sobre o reconhecimento, o respeito e a valorização da diversidade
-Analisar a visão que a sociedade tinha/tem em relação a pessoa com deficiência, num ponto de vista histórico.

CONTEÚDO

A inclusão de pessoas com deficiência

METODOLOGIA

Pesquisa sobre:

-Tipos de deficiência,
-Prováveis causas (analisar as razões que levam a essas deficiências);
-Cuidados básicos que devemos ter com as pessoas com deficiência
-Levantamento sobre o nº de pessoas com deficiência no Brasil-(Belém do São Francisco-PE)
-Pesquisar sobre os cuidados tomados pelos órgãos públicos ou pela sociedade civil
[Construção de gráficos, para expor esses dados]

-Entrevistas
· com parentes e vizinhos
(Obs.: Filmagem)
· com pessoas deficientes

-Hora do Conto
· Narrar histórias de pessoas com deficiência que realizam grandes feitos.
· Convidar uma pessoa com deficiência para contar a sua história para a turma

-Legislação

-Leitura da Lei / discussão sobre a legislação [Conhecer a Lei que garante os direitos das pessoas com deficiência]

-Interpretação e produção de Textos

-Análise de filme

-Analisar anúncios publicitários, observando os discursos sobre o ideal de beleza estipulado pelas mídias

-Criação de um
BLOG COLABORATIVO para expor as opiniões dos alunos, os resultados das pesquisas, as fotos, imagens...

-Analisar discursivamente o valor semântico/pejorativo de alguns vocábulos utilizados para especificar as pessoas com deficiência (aleijado, coxo, gordo, cego...).

-Culminância do Projeto
· (organização de danças, peças teatrais, jograis, envolvendo também alunos com deficiência)
· Seminário organizado pelos alunos para abordar a questão do respeito às diferenças.
· Exposição de Painéis, murais contendo todas as produções dos alunos (os resultados da pesquisa)
· Divulgação do endereço do blog da turma

AVALIAÇÃO

Todas as produções (escritas,orais)
Seminário
Organização de um Blog.



OUTRAS SUGESTÕES

-Convidar uma pessoa com deficiência para contar a sua história (mensagem de superação) para a turma
-Pesquisar sobre o conceito de Inclusão, Exclusão,Deficiência
-Pesquisar sobre os tipos de Deficiência:
-Visual, Auditiva, Motora, Física, Mental
-Analisar as razões que levam a essas deficiências
-Conhecer os cuidados básicos que devemos ter com as pessoas com deficiência
Pesquisar Leis:
-Analisar o teor preconceituoso em piadas(anedotas), letras de música, anúncios publicitários. Refletir sobre o preconceito presente em situações do dia-a-dia, como exemplo, situações constrangedores que ocorrem no ônibus, na fila de um banco...

FILMES
-Filhos do Silêncio
-Forrest Gump- o contador de histórias
-A cor do paraíso
-Janela da Alma
-Gabi

CONTO
-O Patinho Feio


REFLEXÕES:
-Em nossa escola, há pessoas com deficiência?
-Quais são os direitos humanos das crianças com deficiência Física?
-Como a sociedade pode ajudar essas pessoas a desenvolver suas potencialidades?
-O que leva as pessoas a se isolarem é a deficiência ou são os valores sociais e culturais já predeterminados na sociedade?
-O que podemos fazer para mudar a situação das pessoas com deficiência?
-Como aceitar as pessoas com deficiência? Como respeitá-las? Como incluí-las? Como deve ser o nosso relacionamento com elas?
-As pessoas com deficiência são adequadamente cuidadas?
-O poder público tem se preocupado com as pessoas com deficiência?
-Como esse assunto é tratado em outros países?
-Como nossos parentes, amigos , vizinhos pensam sobre os direitos das pessoas com deficiência?
-Em relação a esse assunto, o que poderemos fazer em nossa escola, em nossa cidade, em minha casa?


Um comentário:

Gilsa Elaine disse...

Parabéns, professora Irene.
Trabalhar com o blog é realmente bastante eficiente. Estou estudando o blog como um suporte para a leitura da poesia na sala de aula e outras questões sobre esse suporte. Tenho trabalhado esse recurso em sala de aula e as experiências são positivas, por isso me interessei mais pelo assunto.
Um abraço,
Gilsa.