domingo, 31 de agosto de 2008

O USO PEDGÓGICO DAS FERRAMENTAS PODCAST E WIKI

1º Módulo -Atividade 01

PRÁTICA:ANALISANDO FERRAMENTAS WEB 2.0



O PODCAST

O que começou como uma forma de entretenimento, passou a ser um dos recursos didáticos com a potencialidade de dinamizar as aulas: O Podcast.
O podcast é considerado pela maioria dos professores adeptos das tecnologias da informação, como sendo uma alternativa para prender a atenção dos alunos e facilitar o acesso à informação de modo mais dinâmico (essa ferramenta possibilita a criação de atividades inovadores integrando áudio, som e imagem). Alem disso, uma aula pode ser estudada ou recordada a qualquer momento e em qualquer lugar por meio dessa nova ferramenta didático- tecnológica.
"Não há mais lugar para aquele professor que não quer se atualizar e que não gosta de computador e nem de tecnologia. O professor do futuro é aquele que saberá se comunicar na linguagem dos jovens e mais, poderá ensinar e ditar novas regras dentro das tecnologias que forem criadas", disse Silvia Regina.
O professor ao explorar a criação de Podcast, na sala de aula, diversifica sua maneira de dar aula e divulga mais o conhecimento produzido por seus alunos. Na verdade, os educandos terão mais preocupação ao produzir seus textos, divulgar os resultados de suas pesquisas. Além disso, eles tornar-se-ão mais críticos e criativos.
Muitos professores comentam que o uso do Podcast é uma forma também de prender a atenção dos alunos e facilitar o acesso à informação.
Vale ressaltar que na internet há uma variedade de Podcasts gratuitos, materiais de multimídias, como vídeo e animações que contribuem para o aprendizado do aluno, lembrando que esse material didático abrange todas as áreas do conhecimento e podem servir de subsídios para as aulas invoadoras.
Alguns pensadores afirmam:” Não adianta continuar na cultura 'livresca', é preciso trabalhar com as ferramentas que eles utilizam para não ficarmos obsoletos". E, segundo Celso Antunes “o bom professor não é aquele que tem um único método revolucionário para ensinar, mas aquele que, além de dominar diferentes técnicas de ensino, sabe adequá-las ao tipo de público e disciplina a qual está ministrando.

O WIKI

Uma das vantagem de se trabalhar do Wiki: os alunos podem produzir coletivamente textos.Lembrando que essa produção ocorre de maneira colaborativa. Assim, o aluno aprende a partilhar idéias, avaliar a veracidade e pertinência dessas idéias e a respeitar opiniões diversas.
O Wiki permite que documentos sejam editados coletivamente com uma linguagem simples facilitando, assim, a divulgação de trabalhos escolares. Para alguns autores, “Um wiki é um sítio (site) na Web para o trabalho colectivo de um grupo de autores, a sua estrutura lógica é muito semelhante à de um blog, mas com a funcionalidade acrescida de que qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos ainda que estes tenham sido criados por outros autores.”
Outras vantagens do WIKI:
-Os alunos constroem conhecimento à proporção que vão assimilando, melhorando a sua aprendizagem.
-O professor avalia o aluno de maneira processual,
-O Wiki é uma ferramenta que ajuda o aluno a organizar a matéria e a aprender a estudar. Favorece o “aprender a aprender.”
-O aluno seleciona e organiza um material para consulta.
- O Wiki gera estruturas de conhecimento partilhado e potencializa a criação de comunidades de aprendizagem (várias vozes constroem os textos).


REFLEXÃO:

PARA MIM, FOI MUITO PROVEITOSA ESSA PESQUISA. DESCONHECIA A POTENCIALIDADE DESSAS FERRAMENTAS. NA VERDADE, ESTOU APRENDENDO BASTANTE NESSE CURSO. E ISSO ESTÁ SENDO UMA DESCOBERTA MARAVILHOSA!

Nenhum comentário: